Flaco Jiménez

Leonardo "Flaco" Jiménez (San Antonio, 11 de Março de 1939) é um músico, acordeonista, de San Antonio, Texas. O pai de Jiménez, Santiago Jiménez Sr., foi um pioneiro da música de conjunto.[1]

Flaco Jiménez
Flaco Jiménez
Nascimento 11 de março de 1939 (85 anos)
San Antonio
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Santiago Jiménez Sr.
Ocupação músico, cantor, autor-compositor, artista discográfico(a)
Prêmios
  • Billboard Latin Music Lifetime Achievement Award (1999)
  • Americana Lifetime Achievement Award for Instrumentalist (2014)
Instrumento acordeão, voz
Página oficial
http://www.thetexastornados.com/

Biografia

Flaco começou a tocar com o seu pai aos 7 anos de idade e gravou pela primeira vez aos 15 como membro do grupo Los Caporales. Tocou na região de Santo Antonio durante vários anos, e em seguida trabalhou com Douglas Sahm durante os anos 1960s. Sahm, conhecido como membro fundador dos Sir Douglas Quintet, tocou com Jiménez durante algum tempo. Flaco mudou-se de seguida para Nova Iorque onde trabalhou com Dr. John, David Lindley, Peter Rowan, Ry Cooder e Bob Dylan. Tocou no álbum Chicken Skin Music de Cooder. Isto levou à descoberta da sua música fora dos EUA. Depois de andar em tourne pela Europa com Ry Cooder, regressou para tocar com a sua banda, e também com Peter Rowan.

Jiménez ganhou um Grammy Award em 1986 pela música "Ay Te Dejo En San Antonio", uma composição do seu pai. Ele fez também parte do super-grupo Texas Tornados, com Augie Meyers, Doug Sahm e Freddy Fender. Os Texas Tornados ganharam um Grammy em 1990, e Jiménez ganhou um a solo em 1996, quando o seu álbum Flaco Jiménez ganhou o Grammy Award para melhor álbum Mexicano-Americano. Em 1999, Flaco ganhou outro Grammy Award para melhor melhor álbum Tejano (Said and Done, Barb Wire Records), e outro para melhor álbum Mexicano-Americano, como parte do super-grupo Los Super Seven. Jiménez também ganhou um prêmio para o melhor vídeo nos Tejano Music Awards e um prêmio de carreira do Billboard Latin Magazine por "Streets of Bakersfield" com Dwight Yoakam e Buck Owens.

Jiménez fez uma aparição no filme Picking up the Pieces, com Woody Allen e Sharon Stone. Ele compôs a música para esse filme e também para outros como Y Tu Mamá También, The Border, Tin Cup, e Striptease. A companhia Hohner colaborou com Jiménez para criar a uma série de modelos de acordão assinados pelo Flaco Jimenez.

O seu irmão, Santiago Jiménez, Jr., é também um bom acordeonista com vários discos gravados.

O último albúm de Jiménez é Squeeze Box King (2003, Compadre Records).

Referências

  1. «Flaco Jiménez» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 11 de agosto de 2020

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.