Grão-Ducado de Wurzburgo

O Grão-Ducado de Wurzburgo (em alemão Großherzogtum Würzburg) foi um grão-Ducado alemão centrado na cidade de Wurzburgo que existiu no início do século XIX.



Großherzogtum Würzburg
Grão-Ducado de Wurzburgo

1805  1814
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Wurzburgo
Localização de Wurzburgo
Continente Europa
Capital Wurzburgo
Língua oficial alemão
Governo Monarquia
Grão-duque de Wurzburgo
 1805-1814 Fernando III, Grão-duque da Toscana
História
  26 de dezembro de 1805secularização do Bispado de Wurzburgo
  3 de junho de 1814Integração no Reino da Baviera
Membro de: Confederação do Reno

Como consequência do Tratado de Lunéville, de 1801, o Bispado de Wurzburgo foi secularizado em 1803 e integrado no Reino da Baviera. Nesse mesmo ano, Fernando III de Habsburgo, anterior Grão-Duque da Toscana, foi compensado com o Eleitorado de Salzburgo. Pelo Tratado de Pressburg, assinado em 26 de dezembro de 1805, Fernando perdeu Salzburgo, integrado no Império Austríaco, mas foi compensado com um novo estado, o Grão-Ducado de Wurzburgo que a Baviera abandonou em troca do Tirol, cedido pela Áustria.

Inicialmente, e por um breve período, o estado de Fernando era denominado de Eleitorado de Wurzburgo (Kurfürstentum Würzburg), mas o seu território foi elevado ao estatuto de Grão-Ducado após a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico, em 6 de Agosto de 1806. Em 30 de Setembro de 1806 aderiu à Confederação do Reno. Em 1810 adquiriu Schweinfurt.

Em 26 de Outubro de 1813, após a derrota de Napoleão I na Batalha das Nações, Fernando abandonou a aliança que havia estabelecido com o Império Francês. Pelo tratado austro-bávaro de 3 junho de 1814, Fernando perdeu o seu estado, que foi integrado ao Reino da Baviera, sendo o grão-ducado dissolvido.

Fernando veio a ser restaurado no seu anterior estado, o Grão-Ducado da Toscana, reconstituído pelo Congresso de Viena. A diocese católica de Wurzburgo foi restabelecida em 1821 mas sem quaisquer poderes temporais.

Lista de grão-duques de Wurzburg

Bibliografia

  • «Historisches Lexikon der deutschen Länder» de Gerhard Köbler, pág. 639. Editora Verlag C. H. Beck. (1988). ISBN 3406332900


Referências

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.