Hengqin

Hengqin Dao (também conhecida por "Ilha da Montanha") é uma ilha de 96 km² pertencente à cidade de Zhuhai (uma cidade que faz parte da Província de Cantão da República Popular da China). É adjacente à ilha da Taipa e à ilha de Coloane e está ligada ao istmo de Cotai (Macau) pela Ponte Flor de Lótus. É habitada por 3000 habitantes.

Mapa actual da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). A oeste da RAEM localiza-se a ilha de Hengqin.

Hengqin, antigamente, era formada por 2 ilhas, a "Da Hengqin" e a "Xiao Hengqin". Estas 2 ilhas foram recentemente ligadas por um aterro de terra. Os portugueses chamavam a ilha de "Da Hengqin" por "Montanha" e à ilha de "Xiao Hengqin" por "Dom João". Em 1938, juntamente com a ilha da Lapa (a actual península de Wanzai), estas 2 ilhas foram ocupadas oficialmente pelos portugueses.

Antes da ocupação oficial portuguesa, a ilha de D. João e a ilha da Montanha, que ficavam perto de Macau, já eram povoadas e frequentadas por missionários portugueses. Antigamente, durante a ocupação portuguesa, a ilha de D. João possuía uma leprosaria. Em 1941, o Exército Japonês conseguiu ameaçar as tropas portuguesas a abandonar aquelas ilhas pouco povoadas. Consequentemente, estas ilhas foram ocupadas por japoneses. No final da Segunda Guerra Mundial, a China conseguiu reocupá-las.

Há propostas para tornar a ilha de Hengqin numa área turística com muitos hotéis e estâncias de luxo. Hengqin começou, recentemente, a experimentar um grande desenvolvimento, com novas áreas residenciais a serem edificadas.

Macau, devido à falta de terrenos, queria integrar a ilha de Hengqin na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e Macau expressou o seu desejo ao Governo Central Chinês. Mas, o Governo Central não autorizou esta integração. Porém, no dia 1 de setembro de 2005, o Governo Central permitiu a isenção de taxas aos empresários de Macau e de Hong-Kong e permitiu uma maior flexibilidade no controlo da imigração desta ilha chinesa para promover o investimento.

Hengqin é a maior das 146 ilhas de Zhuhai. A sua área é aproximadamente o triplo da área da RAEM. É uma ilha predominantemente rural e possui paisagens espetaculares, vastos campos de cultivo, largas baías, lindas praias, cavernas e rochas com um aspeto estranho, ar fresco e não poluído e uma vegetação natural rica.

Planos recentes dão conta do desenvolvimento urbanístico da ilha, que acolherá milhares de habitantes num futuro próximo.[1]

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. BBC News. «China and Macau to develop island». Consultado em 15 de setembro de 2009
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.