Herman Spöring

Herman Diedrich Spöring Jr. (ou Spoering) (Turku, Finlândia, 1733 - Mar das Ilhas Orientais, 24 de janeiro de 1771 ) foi um explorador, desenhista, botânico e naturalista finlandês.

Desenho de Spöring
Herman Spöring
Nascimento 1733
Turku
Morte 25 de janeiro de 1771 (37–38 anos)
Jacarta
Cidadania Finlândia
Progenitores
  • Herman Spöring, Sr.
Ocupação explorador, botânico, desenhista
Causa da morte disenteria

Biografia

Nasceu em 1733 na cidade finlandesa de Turku, na época a principal cidade da Finlândia e o centro administrativo sob o Reino da Suécia. Era filho de um naturalista amador e professor de medicina na Academia de Turku, Herman Spöring Sr. (1701-1747). Spöring Jr. matriculou-se ainda jovem na Academia, estudando medicina com seu pai.

Em torno de 1755, com a idade de 22 anos, foi para Londres onde trabalhou como relojoeiro. Durante este tempo tornou-se conhecido do naturalista sueco Daniel Solander, que o empregou como comissário pessoal por algum tempo.

Em 1768, Spöring (Jr.) assumiu como comissário, naturalista-assistente e secretário pessoal de Joseph Banks, um jovem e rico botânico que preparava uma expedição patrocinada pela Academia Real Inglesa para o Oceano Pacífico. Esta expedição tinha como uma das suas metas principais a observação do trânsito de Vênus, e também para fazer os estudos científicos da flora e da fauna de qualquer terra nova encontrada. Confidencialmente, sob o ponto de vista das autoridades inglesas, a finalidade da viagem era encontrar o hipotético "desconhecido continente do sul", ou "Terra Australis ".

O outro naturalista notável na viagem era Daniel Solander, o empregador anterior de Spöring, que o tinha recomendado para as funções acima. Solander era um ex-aluno e protegido do fundador da taxonomia moderna, o sueco Carl von Linné.

Spöring era também um hábil fabricante de instrumentos, e além dos seus deveres foi-lhe atribuido a manutenção dos equipamentos científicos do navio durante a viagem.

A expedição partiu da Inglaterra em 1768 a bordo do "HM Bark Endeavour" sob o comando de James Cook, oficial da Marinha Real Britânica, até as Ilhas da Sociedade (atual Taiti). Chegaram as Ilhas em 1769, onde as observações de Vênus foram efetuadas durante o trânsito, em 3 de junho. Spöring necessitou reparar o quadrante astronômico que havia sido danificado pelos nativos.

Viagem ao Pacífico

Saindo das Ilhas da Sociedade, a expedição navegou para o sul, alcançando a Nova Zelândia, onde Spöring e os demais naturalistas passaram os meses seguintes recolhendo e documentando espécimes nativos de plantas e de animais. Numa baia conhecida atualmente como Baía Tolaga ( não muito longe da atual moderna cidade de Gisborne), Cook batizou uma ilha com o nome de "Ilha Spöring" em homenagem ao botânico. A ilha atualmente é conhecida pelo nome original dado pelos Maoris, "Pourewa".

A partir da Nova Zelândia a expedição rumou para o oeste e, em 1770, o "Endeavour" alcançou a costa sudeste do continente australiano, tornando-se assim os primeiros europeus conhecidos que navegaram pelo lado oriental do continente. A expedição fez sua primeira escala num local nomeado por Cook de Baía Botany, perto de onde se estabeleceria 18 anos depois a colônia de Sydney. Banks, Solander e Spöring recolheram vários espécimes únicos deste local. Esta coleção foi aumentada enormemente mais tarde, quando o navio passou várias semanas em reparos, após encalhar numa Grande Barreira de Coral. Os naturalistas aproveitaram-se da oportunidade para continuar a coletar novas espécies.

Terminado os reparos à expedição continuou para o norte até o porto de Batavia (Jakarta) nas Índias Orientais. Até este ponto da viagem, relativamente poucos membros tinham sido perdidos por doença; entretanto, as condições insalubres do porto e suas novas provisões resultaram logo em algumas mortes, incluindo a do próprio Spöring. Em 1771, no início do retorno, Spöring morreu de disenteria como resultado das complicações relacionadas com a ingestão de alimentos contaminados. Seu funeral foi realizado no mar em 24 de janeiro de 1771.

Realizações e comemorações

Existe uma estátua comemorativa dedicada a ele em Sydney, Austrália.

Em 1990, uma rocha da Ilha Pourewa (Ilha Spöring) foi transportada para a cidade natal de Spöring, Turku, na Finlândia, para ser colocada num monumento que comemora suas realizações e laços com a Nova Zelândia, como o primeiro finlandês a ter aterrado lá.

Entre suas realizações estão à descoberta e a ilustração de um grande número de espécies australianas até então desconhecidas. Seus colegas e sucessores que estudaram seus trabalhos tem reconhecido a exatidão dos seus desenhos e anotações. Os seus esforços, somados com os dos outros que participaram da expedição, forneceram novos materiais para que ocorresse alguns avanços adicionais no desenvolvimento histórico da teoria da evolução.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.