Integral Gaussiana

A Integral Gaussiana, também conhecida como a Integral de Euler-Poisson é a integral da função Gaussiana ex2 em toda a reta real. Seu nome é dado em homenagem ao matemático e físico Carl Friedrich Gauss. A integral vale:

O gráfico de ƒ(x) = ex2 e a área entre a função e o eixo x, que vale Falhou a verificação gramatical (SVG (MathML pode ser ativado através de uma extensão do ''browser''): Resposta inválida ("Math extension cannot connect to Restbase.") do servidor "http://localhost:6011/pt.wikipedia.org/v1/":): {\displaystyle \scriptstyle\sqrt{\pi} } .

Essa integral tem diversas aplicações em ciências exatas, como física ou estatística, visto que a distribuição normal descreve uma gama imensa de fenômenos de interesse.

A mesma integral com limites finitos é chada função erro. Apesar da função erro não poder ser exprimida em termos de funções elementares, como pode ser demonstrado pelo algoritmo de Risch, a integral gaussiana pode ser calculada explicitamente sobre toda a reta. Em outros termos, não há uma integral indefinida elementar para , mas a integral definida pode ser calculada.

Generalizações

A integral de uma função gaussiana

A integral de uma função gaussiana arbitrária é obtida por simples troca de variáveis

ou de forma equivalente

Demonstração

Em coordenadas polares

Uma forma simples se calcular, cuja ideia remonta a Siméon Denis Poisson[1] é considerar a função e−(x2 + y2) = er2 no plano R2, e calcular a mesma integral de duas formas:

  • por outro, utilizando coordenadas polares, a integral pode ser calculada e vale .

Comparando esses dois cálculos, demonstra-se o resultado.

Resolução

A resolução da Integral Gaussiana pode ser dada da seguinte forma:

Denotaremos a integral por , como se segue:

Essa integral é mais facilmente resolvida se a multiplicarmos pela Integral

Observemos que essa multiplicação nos dá , pois os valores das duas integrais em e em são exatamente os mesmos.

.

A etapa seguinte consiste em mudarmos para coordenadas polares, observando que . É coerente notar que a região de integração é todo o plano , portanto deve percorrer de 0 até e o ângulo de 0 à 2 . Assim a integral

é mais fácil de ser calculada, pois aparece um fator que, utilizando o método de substituição de variáveis (ver Métodos de Integração) , será cancelado com o quociente 2. Podemos recorrer ao Teorema de Fubini calculando primeiramente a integral em e depois integrando o resultado em da seguinte forma :

Teremos então:

Portanto, finalizando a resolução, concluímos que:

Ver também

Referências

  1. «The probability integral» (PDF) (em inglês). Universidade de York. Consultado em 21 de março de 2023

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.