John Gilmore (ativista)

John Gilmore (York, Pennsylvania, 1957) em é um dos fundadores da Electronic Frontier Foundation, da lista de email Cypherpunks e Cygnus Solutions. Ele criou também alt.* hierarchy dentro da Usenet e é um dos participantes mais ativos do projeto GNU.

John Gilmore
John Gilmore (ativista)
John Gilmore (2014)
Conhecido(a) por Co-Founder of the EFF
Movimento free software
Nascimento 1957 (67 anos)
York, Pennsylvania
Nacionalidade Estados Unidos Estados Unidos
Campo(s) Computação

Como o quinto empregado da Sun Microsystems e fundador Cygnus Support, ele acumulou dinheiro suficiente para se aposentar cedo e perseguir seus outros interesses. John Gilmore contribui para a melhoria e popularização do software livre, trabalhou em diversos projetos GNU, incluindo o GNU Debugger nos anos 90, começando a GNU Radio em 1988, iniciando o Gnash em dezembro de 2005 para criar um software livre capaz de reproduzir filmes em Flash. Fora do projeto GNU fundou o projeto FreeS/WAN, uma implementação do IPsec, com o objetivo de promover a encriptação do tráfico de dados na internet. Apoia o Deep Crack DES cracker da EFF, o software Micropolis (Jogo de construção de cidade, como SimCity), além de incentivar o uso de Encriptação oportunista (comunicação encriptada em sistema de comunicação).

Gilmore recebeu o prêmio Advancement of Free Software 2009 da Fundação Software Livre.[1]

Ligações externas

Referências

  1. «Free Software Awards Announced». Free Software Foundation. 24 de março de 2010. Consultado em 24 de março de 2010
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.