Mark Shuttleworth

Mark Richard Shuttleworth (Welkom, 18 de setembro de 1973) é um empresário sul-africano que se tornou milionário depois de vender sua empresa de segurança de Internet, a Thawte, para a Verisign. Shuttleworth fundou a empresa Canonical Ltd, na qual foi CEO até dezembro de 2009. A sua fortuna está avaliada em 500 milhões de dólares.[2]

Mark Shuttleworth
Mark Shuttleworth
Nascimento 18 de setembro de 1973 (50 anos)
Welkom, África do Sul
Nacionalidade África do Sul sul-africano
Carreira espacial
Turista da Space Adventures
Tempo no espaço 9d 21h 25m[1]
Seleção 2001[1]
Missões
Insígnia da missão
Aposentadoria 2002[1]

Em 2002 tornou-se o primeiro sul-africano a ir ao espaço, lançado na nave russa Soyuz TM-34, pagando 20 milhões de dólares pela aventura, e entrando para a história como o segundo turista espacial, depois do empresário norte-americano Dennis Tito.

Na volta à Terra, fundou a Canonical Ltd, empresa inglesa que desenvolve e suporta o sistema operacional livre Ubuntu. Shuttleworth incentiva o desenvolvimento de distribuições derivadas e reconhece como derivados oficiais os sabores: (KDE) Kubuntu, (LXDE) Lubuntu, (Xfce) Xubuntu, (Educacional) Edubuntu. A versão principal "Ubuntu" é derivada do Debian Sid, e fornece a base para que sejam desenvolvidas as Ubuntu-derivadas oficiais e as não oficiais como a bem conhecida Linux Mint, ElementaryOS, entre tantas outras distribuições, disponibilizadas gratuitamente em seus sites (acesse o Distro Watch clicando aqui e veja uma infinidade de distribuições Linux que existem atualmente).

Referências

  1. «Cosmonaut Biography: Mark Shuttleworth». 20 de abril de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2021
  2. Said, Sammy. (2002-04-25) Mark Shuttleworth Net Worth. TheRichest. Acessado em 12 de maio de 2015 (em inglês)

Ver também

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.