Mengjiang

Mengjiang (em chinês: 蒙疆; pinyin: Mengjiang; Wade-Giles: Meng-chiang; transcrição do sistema postal chinês: Mengkiang) foi um Estado fantoche criado por tropas japonesas no norte da China em 1935 e existiu até o fim da Segunda Guerra Mundial.



孟江自治政府
蒙古聯自治政府

Governo Autônomo de Mengjiang

Região Autônoma do Governo nacionalista de Nanquim

1935  1945
Flag Brasão
Bandeira Emblema
Localização de Mengjianglin
Localização de Mengjianglin
Continente Ásia
Capital Zhangjiakou
Língua oficial Mandarim, Mongol, e Japonês
Governo Ditadura Militar
Governador
 • 1937-1945 Demchugdongrub
História
  1935Fundação
  1945Dissolução

Mengjiang era composta pelas antigas províncias chinesas de Chahar e Suiyuan correspondente à parte central da Mongólia Interior contemporânea; Mengjiang foi chamada pelos japoneses de Mongokuo ou Mengkukuo, uma mistura de Manchukuo (outro antigo estado fantoche na China) e Mongkyo seu nome em japonês. O governante mongol foi o aristocrata Demchugdongrub sob controle total de conselheiros militares nipônicos. A capital do governo era a cidade de Kalgan, atualmente Zhangjiakou. Para enfatizar o nacionalismo mongol teria sido resolvido em Jepón estabelecer em Mengjiajng o nome de era GenghisKhan (em comemoração de Genghis Khan)

Embora o objetivo do Japão, ao permitir a criação de Mengjiang, era usar em seu favor o nacionalismo mongol à custa da China, a população do Estado consistia principalmente de chineses Han (cerca de 90%), em 1° de setembro de 1939, de uma população de 5 525 833 habitantes, 5 019 987 eram Han enquanto 154 203 eram população da Mongólia.

História

Segunda bandeira (1945)

Mengjiang foi fundada em 12 de maio de 1936 pelo Governo Militar Mongol (蒙古 军 政府), sob o apoio militar e logístico japonês do Exército Kwantung, foi mais tarde renomeado em outubro de 1937 como Federação Autônoma Mongol (蒙古 联合 自治 政府). Em 1 de setembro de 1939, o governo fantoche de etnia predominantemente Han do Governo Autónomo de Chahar Meridional e o Governo Autônomo de Shanxi do Norte se uniram para formar o Reino de Autônomo Unido de Mengjiang (蒙疆 联合 自治 政府), embora o Japão na prática impediu que essa entidade se proclamasse como o "Estado Mongol", como era o desejo das lideranças nativas.[1] Os japoneses também proibiram severamente que Mengjiang reivindicasse territórios de Manchukuo (outro estado fantoche japonês) ou a República Popular da Mongólia, protegida pela União Soviética.

A capital foi estabelecida em Chan Pei perto de Kalgan onde o governo fantoche controlava a cidade de Hohhot. Em 4 de agosto de 1941, Mengjiang foi novamente renomeado para Federação Autônoma Mongol (蒙古 邦 自治).

Mengjiang desapareceu em 1945 quando, após ter declarado guerra ao governo japonês, forças do Exército Vermelho da União Soviética, juntamente com o exército mongol, invadiram Mengijang e Manchukuo. No final da II Guerra Mundial, Mengjiang voltou a ser parte da República da China, e logo passou ao controle da atual República Popular da China.

Referências

  1. George F. Botjer (1979). A short history of Nationalist China, 1919–1949 (em inglês). [S.l.]: Putnam. p. 180
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.