Nuscu

Nuscu ou Nusku era o Deus Sumério-acádio da luz e do fogo,[1] filho de Nana e Ningal, e irmão de Samas e Inana. Era o fiel camareiro e conselheiro de Enlil, o deus do ar e vento.

Nuscu
Conselheiro e camareiro de Enlil
Deus da luz, do fogo e das artes

Selo do cilindro com um deus desconhecido sentado.
Outro(s) nome(s) Nusku
Pais Nana, Ningal
Irmão(s) Samas, Inana

Na Assíria seu centro de culto era Harã, onde predominava o culto a seu pai. Ele também foi considerado o patrono das artes e deus da civilização porque foi associado à descoberta do fogo feita pela humanidade e ao seu progresso a partir dela.[2]

No poema Atracasi Epo, Nuscu aparece aconselhando Enlil contra a rebelião dos Deuses inferiores que não queriam mais trabalhar. Ele também é mencionado no mito de Enlil e Ninlil quando ele o leva em um barco para ter relações com a jovem e bela Ninlil.[2]

História

Conta a lenda que Nusku era um dos Deuses menores da antiga Suméria, conselheiro pessoal de Enlil, o qual lhe gratificou com o cargo de Deus chefe dos Deuses menores da Suméria, ficando ele com o poder sobre dezoito divindades.
Nuscu também era considerado o patrono das artes, por ter ligação estritas com o Deus da escrita e sabedoria Nabu, assim como patrono da civilização humana, porque foi Nuscu que teria ensinado os primeiros humanos a utilizarem o fogo.

Ver também

Referências

  1. «Nusku, Mesopotamian deity». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 13 de agosto de 2020
  2. Michael Jordan (2002). Encyclopedia of Gods. Kyle Cathie Limited
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.