Séries 300 - Shinkansen

Os comboios Shinkansen da série 300 dedicados para as linhas de alta velocidade no Japão, foram introduzidos em 1992 nas linhas Tōkaidō Shinkansen e Sanyo Shinkansen para uso nos serviços Nozomi mais rápidos, sendo capazes de atingir os 270 km/h. À medida que mais unidades eram entregues (66 comboios por 1998), foram substituindo unidades mais antigas no serviço Hikari, permitindo que as então substituídas séries 100 retirassem as unidades da séries 0 em quase todos os serviços.

Série 300 Shinkansen
.
Séries 300 - Shinkansen
Descrição
Modelo Série 300
Características
Bitola 1,435 mm
Comprimento 25 mts e 26,05 mts
Largura 3,380 mm
Altura 4,440 mm

O estilo destas unidades é a de 'cunha arredondada' na frente, substituíndo os cones do nariz do estilo 'avião' dos comboios Shinkansen anteriores. O ponto mais avançado é o do maquinista. As unidades desta série estão pintadas de branco-brilhante com uma estreita faixa azul sob as janelas.

Os série 300 encontram-se apenas em conjuntos de 16 carruagens sem vagões restaurante, apesar de originalmente possuírem 2 locais para refeições (mais tarde removidos).

Tecnicamente são recordados por serem os primeiros Shinkansen a empregar motores de tracção trifásicos de corrente alterna (AC) em vez de usarem unidades de corrente directa (DC).

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.