Sifo-Dyas

Sifo-Dyas (Zaifo Vias no Brasil) é um personagem fictício da série Star Wars que ordenou a criação do Exército dos Clones. O nome Sifo-Dyas foi alterado para Zaifo Vias na versão brasileira de Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones para evitar trocadilhos.[1]

História

Sifo Dyas é um personagem fictício de Star Wars. Ele foi um misterioso Mestre Jedi que fazia parte do Alto Conselho Jedi.

Por volta de 32 BBY, Sifo Dyas previu que a República Galáctica entraria em guerra. Para defender a República, ele encomendou secretamente um exército de clones para o planeta Kamino.

Porém, antes disso, Dooku abandona Ordem Jedi e passa para o lado Negro da Força. Dooku, amigo do mestre Sifo Dyas, contou ao seu novo mestre (Darth Sidious) sobre a encomenda do exército de clones. O mestre Sith, por sua vez ordenou que Dooku (Darth Tyranus) matasse seu antigo amigo (Sifo Dyas) e apagasse qualquer informação sobre o planeta Kamino existente nos dados centrais antes de deixar a Ordem Jedi. Assim, (Darth Sidious) passa a controlar o exército de clones. Cumprida a missão, Tyranus foi encarregado de contratar a matriz dos clones (Jango Fett) e pagar pela criação do exército.

O sabre de luz do Jedi Sifo Dyas acabou nas mãos do General Grievous que o recebeu de presente de Dooku.

Três fontes oficiais (A vingança dos Siths Romance ilustrado, A Vingança dos Siths, Páginas de recados e a Crise galáctica) revelaram que foi o Supremo Chanceller Palpatine que secretamente mandou Sifo-Dyas ao planeta Kamino visando à encomenda de um exército de clones para a república.

A central de dados oficiais do site Starwars.com revelou que Palpatine, que na verdade era Darth Sidious, haveria planejado a Guerra dos Clones desde o princípio. Conseguindo a encomenda do exército clone através da morte do antigo Mestre Jedi Sifo-Dyas. Passada a morte de Sifo, Dooku foi encarregado de concluir o projeto deixado para trás. Ele mesmo escolheu a matriz usada no projeto, que seria o Jango Fett. O mesmo preparou todo um exército clone livre de sentimentos que obedecia cegamente a comandos de superiores, e mais um clone em especial, idêntico a ele.

Referências

  1. Borgo, Érico (14 de maio de 2002). «Fox brasileira muda nomes em Star Wars». Omelete. Consultado em 28 de julho de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.