Sistema fotométrico UBV

O sistema fotométrico UBV, também chamado sistema Johnson (ou sistema Johnson-Morgan) é um sistema fotométrico de banda larga que utiliza um conjunto de três filtros especiais, designados pelas letras U, B, e V, que filtram a luz de uma estrela, deixando passar apenas bandas específicas do espectro eletromagnético. As bandas são posicionadas na região do ultravioleta (U), na região do azul (B), e na região da luz visível (V) do espectro luminoso. Desta forma, pode-se medir a magnitude da estrela em cada uma das bandas e determinar os índices de cor, B-V e U-B.

Os filtros são construídos de tal maneira que os comprimentos de onda médios da banda passante estejam centrados em 364 nm para a banda U, 442 nm para a banda B, e 540 nm para a banda V.

A definição dos limites da banda B foi feita em função das características dos filmes fotográficos usados como detectores nos anos de 1950 quando o sistema UBV foi introduzido pelos astrônomos americanos Lester Johnson e William Wilson Morgan.

Apesar do sistema UBV ter sido o primeiro sistema fotométrico padronizado, ele tem algumas desvantagens. Uma delas é que o limite inferior de corte (em comprimento de onda) para a banda U depende muito mais da atmosfera terrestre do que do próprio filtro, o que faz com que as magnitudes observadas para a banda ultravioleta variem com a altitude e com as condições atmosféricas.

Índice de cor

Uma estrela vermelha é mais brilhante (possui magnitude menor) no filtro V do que no filtro B.

Do mesmo modo, uma estrela azul possui magnitude menor no filtro B do que no filtro V.

A diferença entre essas duas magnitudes, é denominada índice de cor (B-V) e é uma medida da cor da estrela, já que a estrela vermelha terá um índice de cor (B-V) maior do que o da estrela azul.

De modo análogo, se define o índice de cor (U-B).

Por definição, os índices de cor, B-V e U-B, são zero para estrelas de tipo espectral A0 V, não afetadas pelo avermelhamento interestelar.:

(B-V) = (U-B) = 0 .

Ver também

Referências

  • Johnson, H. L.; Morgan, W. W. (1953), Fundamental stellar photometry for standards of spectral type on the revised system of the Yerkes spectral atlas, The Astrophysical Journal, vol. 117, pp. 313–352
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.