Torre Malakoff

A Torre Malakoff, localizada no Recife Antigo, na cidade do Recife,[1][2] foi batizada com o nome de uma das torres da fortaleza de Sebastopol, durante a Guerra da Criméia (1853[2]-1856).

Torre Malakoff
Torre Malakoff
Tipo observatório astronómico
Geografia
Coordenadas 8° 3' 38.88" S 34° 52' 14.88" O
Localização Recife - Brasil
Patrimônio bem tombado pela FUNDARPE

História

Um decreto provincial de 1 de janeiro de 1834 criava o Arsenal da marinha, tendo o projeto arquitetônico sido feito em 1837. Em 1853 foi iniciada a construção do então chamado Portão Monumental do arsenal da Marinha, na proximidade do Porto do Recife.

Na época da sua construção, havia muita notícia veiculada pelo Diario de Pernambuco a respeito da Guerra da Criméia, com destaque para o foco de resistência em defesa da colina e da torre fortificada de Malakoff, o que gerou grande interesse no Recife e em todo o Estado de Pernambuco. Segundo o médico e historiador Pedro Veloso Costa, em seu livro "A Marinha em Pernambuco" (Fundarpe, 1987), o batismo da torre com o nome Malakoff foi dado pela própria população, que na época acompanhava a longínqua batalha pelo jornal.

Quando os arsenais da Marinha foram extintos com o início da República, a Torre foi transferida para o patrimônio do Porto, sendo depois abandonada e ameaçada de extinção. A população, sob a liderança de instituições literárias e culturais do Recife, a exemplo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) e o jornal Diário de Pernambuco, mobilizou-se contra a demolição,[2] utilizando como exemplo a própria resistência de Malakoff na Guerra da Criméia, sendo então, utilizada como centro de irradiação da Cultura na cidade

Ali funcionou, por algum tempo, um observatório astronômico[2][3] que depois foi usado para estudos baseados na ciência.

Referências

  1. «Portal Cultura PE». Consultado em 19 de dezembro de 2021
  2. «Portal Cultura PE». Consultado em 19 de dezembro de 2021
  3. «Torre Malakoff – Observatório Cultural Torre Malakoff». Visit Recife. Consultado em 19 de dezembro de 2021

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.