Declaração CONSEGI

A Declaração CONSEGI (CONSEGI Declaration) foi uma declaração conjunta entre representantes da África do Sul, Brasil, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela em 1 de julho de 2008 durante a primeira edição do CONSEGI.

Na declaração, os representantes registraram seu desapontamento sobre os apelos de vários de seus organismos nacionais de ISO/IEC terem sido ignorados pelos painéis de corpos técnicos da ISO e IEC na Padronização do Office Open XML,[1] e os criticam pela sua "inabilidade de seguir suas próprias regras". Como consequência, os assinantes declararam que iriam reavaliar a credibilidade do ISO/IEC, e que não iriam mais considerar que padrões ISO sejam automaticamente válidos para uso governamental.

Uma das consequências foi que o Governo Federal passou a utilizar o formato ODT na esfera do governo eletrônico, contrariando a ISO/IEC após a mesma admitir o formato OXML (Microsoft Office XML) como formato de documento para interoperabilidade em nível mundial.[1]

Ver também

Referências

  1. Queiroz, Luiz (27 de agosto de 2008). «Governo assina protocolo para o uso do padrão ODF nos documentos oficiais». Convergência Digital. Consultado em 26 de julho de 2013

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.