Free Software Foundation India

A Free Software Foundation of India é uma organização irmã indiana da estadunidense Free Software Foundation. Foi fundada em Thiruvananthapuram (Trivandrum), a capital de Kerala, em 2001,[1] como uma organizações sem fins lucrativos.[2] Os defensores do FSFI promover o uso e desenvolvimento de software livre na Índia. Isso inclui educar as pessoas sobre software livre, incluindo o modo como ele pode ajudar a economia de um país em desenvolvimento como a Índia. FSF Índia considera software não-livre que não é uma solução, mas um problema a ser resolvido. Software livre é às vezes chamado localmente Software Swatantra na Índia.

Em 2003, após a reunião com o fundador da FSF Richard Stallman, o presidente da Índia Dr. Abdul Kalam[3][4] exortou os cientistas da computação indianos e profissionais a usarem livre e software de código aberto[5] em pesquisa e desenvolvimento.[6]

O lado esquerdo do logotipo da FSF Índia lembra o famoso Ashoka Chakra, que também aparece na bandeira nacional da Índia, enquanto a metade direita é uma representação de um compact disc. A combinação de ambos os símbolos se destina a chamar a atenção para a semelhança entre liberdade política e software livre, o último dos quais a FSF promove.

A Ashoka Chakra, além de ser longa data um símbolo Hindu da época, também se assemelha charkha de Mahatma Gandhi (roda girando), e portanto, no contexto atual, pode simbolizar o movimento de independência da Índia, que resultou na libertação da Índia da ocupação britânica.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.