Freguesias e municípios de Macau

As freguesias e municípios de Macau eram as antigas divisões administrativas de Macau durante o período de administração portuguesa (terminada no ano de 1999).

Parte da série sobre
Política de Macau
Lei Básica
Portal de Macau

Esta antiga colónia portuguesa esteve dividida em dois municípios ou concelhos: o concelho de Macau e o concelho das Ilhas, que eram administrados por uma câmara municipal e supervisionados por uma assembleia municipal [1].

Por sua vez, o concelho de Macau, que abrange toda a Península de Macau, estava subdividida em cinco freguesias:

E o concelho das Ilhas [2], que abrange as ilhas da Taipa e Coloane, em duas freguesias:

As freguesias são as menores divisões administrativas de Portugal e do antigo Império Português. Elas eram a representação civil das antigas paróquias católicas, por isso muitas vezes o nome das freguesias e das paróquias de uma dada localidade são idênticas. Logo, o nome das divisões administrativas da Diocese de Macau foram também utilizados para designarem as 7 freguesias de Macau. Elas não têm quaisquer funções administrativas, sendo só reconhecidas pelo Governo como meras divisões simbólicas de Macau.

A região de Cotai ainda não foi designado a qualquer freguesia.

Porém, após a transferência de soberania de Macau para a República Popular da China (1999), o novo Governo da RAEM aboliu o concelho de Macau e o concelho das Ilhas, criando dois municípios provisórios: o "Município de Macau Provisório" e o "Município das Ilhas Provisório". Manteve também provisoriamente os órgãos municipais, reorganizando-os e retirando os seus poderes políticos. Estas estruturas administrativas reorganizadas passaram a tomar os nomes de, no caso das câmaras municipais, de "Câmara Municipal de Macau Provisória" e de "Câmara Municipal das Ilhas Provisória"; e no caso das assembleias municipais de "Assembleia Municipal de Macau Provisória" e de "Assembleia Municipal das Ilhas Provisória". [3]. Mas, em 31 de Dezembro de 2001, os municípios provisórios e os seus respectivos órgãos municipais provisórios foram finalmente abolidos, dando lugar a um novo órgão administrativo, o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM).[4] O IACM está subordinado à Secretaria da Administração e Justiça.

Ver também

Actuais Freguesias de Macau. As Freguesias correspondentes aos números 1, 2, 3, 4 e 5 correspondiam ao Concelho de Macau. As Freguesias correspondentes aos números 6 e 8 correspondiam ao Concelho das Ilhas. A Freguesia correspondente ao número 7 não existia, pois é Cotai.

Referências e Notas

  1. «Lei n.º 24/88/M». Consultado em 12 de abril de 2007. Arquivado do original em 13 de outubro de 2008
  2. O Concelho das Ilhas foi criado em 1928, através do Diploma Legislativo nº44, após a extinção do Comando Militar da Taipa e Coloane (que administrou as ilhas da Taipa e de Coloane desde da ocupação dos portugueses destas duas ilhas até 1928), terminando assim a Administração Militar das Ilhas
  3. «Lei 1/1999, Artigo 15». Consultado em 12 de abril de 2007. Arquivado do original em 25 de novembro de 2005
  4. «Lei n.º 17/2001». Consultado em 12 de abril de 2007. Arquivado do original em 25 de novembro de 2005

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.