Norte do Canadá

O Norte do Canadá, coloquialmente chamado apenas de Norte é uma região canadense formada pelos três territórios do país. O Canadá se divide em dez províncias e três territórios, sendo estes territórios incorporados à região norte. São eles: Yukon, Territórios do Noroeste (em inglês: Northwest Territories, em francês: Territoires du Nord-Ouest) e Nunavut. Geograficamente, é definida como a região mais setentrional do país. Em contraste com a região, o extremo norte pode ser referido como o Ártico Canadiano, ou seja, a parte do Canadá atravessada pelo Círculo Polar Ártico. Abrangendo todas as terras localizadas ao norte do paralelo 60° N e todas as ilhas árticas, o Norte canadense, formado pelos territórios de Yukon e do Noroeste, apresenta Temperaturas baixas e não favorece a ocupação humana. A densidade demografica da região é, portanto, reduzidíssima. A população é composta principalmente de esquimós, índios e mineiros.

O norte do Canadá, definido politicamente. De oeste para leste: Yukon, territórios do Noroeste e Nunavut.

Os esquimós vivem da caça e da pesca, que lhes proporcionam alimento, roupas, abrigo, ferramentas e utensílios; os mineiros instalam-se em acampamentos e exploram as riquezas minerais da região (petróleo, ouro, urânio, cobre, etc.).

Todos dos povos que vivem no norte sao chamados de povos autoctones.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.