Wrap

wrap é um alimento feito com massa de pão achatado enrolado em torno de um recheio.

Normalmente, os pães achatados costume são tortillas de trigo, lavash, ou pita; o recheio geralmente consiste em fatias de carnes vermelhas, brancas ou peixe acompanhado por alface desfiada, tomate em cubos ou pico de gallo, guacamole, cogumelos refogados, bacon, cebolas grelhadas, queijo e molho, como por exemplo o molho fazenda ou molho de mel e mostarda.

História

A preparação envolve em uma cozinha

Os mexicanos, arménios, povos do Médio Oriente, gregos e os turcos comem wraps desde antes de 1900. Os mexicanos se referem a eles como burritos, e vêm com diferentes variedades de ingredientes, principalmente a farinha de trigo ou de milho.

O wrap na sua forma ocidentalizada provavelmente vem da Califórnia, como uma generalização do burrito texano-mexicano, e tornou-se popular na década de 1990.[1] O wrap pode ter sido inventado e nomeado no Sul da Califórnia pela cadeia de restaurantes chamada "I Love Juicy" no início da década de 1980.[2][3] O OVO Bistro em NYC introduziu o seu wrap sanduíche em 1990, sob o nome de "O Rei Edward," O Bobby Valentine Sports Gallery Cafe, em Stamford, Connecticut, às vezes, é aclamada por ter inventado o wrap ao mesmo tempo, mas o restaurante Valentine é de demarca-se desse título dizendo que: "bem, isso é lenda e folclore, mas até que alguém disputa me ou vem com uma história melhor, eu vou dizer que eu inventei o wrap." A empregada de mesa Beth Dolan, de Stamford, Connecticut, é creditada por ter servido o primeiro wrap, depois de o restaurante ficar sem pão. Além disso, a história do restaurante Valentine data o uso do nome "wrap" em meados da década de 1990, depois de ter sido documentada na Califórnia. [4]

Um wrap é uma variação de um sanduíche: um sanduíche possui duas camadas distintas, que são o topo e o fundo pedaços de pão. Um wrap, por outro lado, é uma peça que rodeia completamente o recheio.

Wrap em locais de alimentação pública

Wrap vegetariano

Nos Estados Unidos, restaurantes como Camille's Sidewalk Cafe, Sonic Drive-In, Jason's Deli, Buffalo Wild Wings, Subway, Chick-fil-A, Roly Poly e McAlister's Deli servem wrap. O KFC também serve wrap com recheio de galinha como opção de menu, com alface, maionese e a salsa. O McDonald's tem um wrap em formato de snack, com tiras de frango frito ou grelhado, alface, queijo Cheddar e molho ranch. O restaurante Smokey Bones Barbeque and Grill, recentemente introduziu wrap Portobello Frango para alargar a sua selecção de menus com itens grelhados. Os wraps também são muito populares na Austrália e na Nova Zelândia [carece de fontes?] através das cadeias de restaurantes, tais como Oporto e Burger Fuel, entre outros.

O mercado de wraps no Reino Unido tem vindo a crescer substancialmente desde 2004, com todos os principais restaurantes de fast-food a venderem wrap.[carece de fontes?]

Veja também

Notas

  1. Becky Mercouri, "Wraps", in Andrew F. Smith, The Oxford Companion to American Food and Drink, 2007. ISBN 0-19-530796-8
  2. Akasha Richmond, Hollywood Dish, 2006, p. 115. ISBN 1-58333-241-3
  3. The Oxford English Dictionary cites an article in the 12 October 1989 Los Angeles Times mentioning "The Juicy Wrap, a whole-wheat lavash (tortilla-type) sandwich‥is popular at I Love Juicy in West Hollywood."
  4. Ken Hoffman, "Watching Little Leaguers make Valentine's day", Houston Chronicle, 24 August 2010 article
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.