Fortaleza de Cambambe

A Fortaleza de Cambambe (Kambambe) localiza-se no município de Cambambe, na província de Cuanza-Norte, em Angola.

Fortaleza de Kambambe
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Património de Influência Portuguesa (base de dados)
Património Mundial Provisório (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas

História

Esta fortificação foi erguida por forças Portuguesas em 1604, no contexto da penetração e conquista do interior do território angolano pela via do rio Cuanza, o maior do país, assegurando a defesa do presídio (estabelecimento de colonização militar) então fundado.

A ocupação da região das serras de Cambambe custou muito aos Portugueses, em virtude da resistência oferecida pelos nativos à conquista estrangeira. Além de materializar a presença militar Portuguesa, o presídio constituiu-se num activo entreposto de mercadorias e de escravos capturados na região, aguardando pelo seu transporte para o continente Americano.

Até meados do século XIX o presídio e a sua guarnição foram governados por um Capitão-mor.

As ruínas de Cambambe foram classificadas como Monumento Nacional pelo Decreto Provincial n° 67, de 30 de Maio de 1925.

Actualmente encontra-se em ruínas, no entanto em 2016 foram realizadas obras de preservação e do património histórico, arqueológico e cultural, por parte do Ministério da Cultura.

Características

O forte apresentava planta no formato de um quadrado, com baluartes pentagonais nos vértices, em estilo Vauban. Em seu terrapleno erguiam-se as edificações de serviço: Casa do Comando, Quartéis da Tropa e armazéns.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.