Forte de Silva Porto

O Forte de Silva Porto são rínas de uma antiga fortificação portuguesa localizada no município de Cuíto, na província de Bié, no centro de Angola.

Forte de Silva Porto
Apresentação
Tipo
forte (en)
Estatuto patrimonial
Localização
Localização

A região do Bijé foi alcançada pelo padre Gonçalo da Silveira em 1560.

Na segunda metade do século XVIII colonizadores portugueses começaram a interessar-se pela região, sendo fundada, por volta de 1771, no governo de Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, no planalto do Bié uma povoação a que se deu o nome de Amarante. Em 1772 foi nomeado como primeiro capitão-mor e juiz da Província do Bié, Joaquim Rodrigues, que se instalou em Ecovongo, primitiva ombala principal da região.

Em 1843, o então governador-geral de Angola, José Bressame Leite, orientou o comerciante português Rodrigues Graça para explorar o sertão do Bié, visando a tomada de posições para a ocupação do território.

Em 1845, Francisco Ferreira da Silva, originário do Porto, topónimo que se uniu ao seu sobrenome - Silva Porto - estabelece-se no Bié, num outeiro sobranceiro ao rio Cuíto, e a que denominou Belmonte. Por Decreto de 24 de janeiro de 1891 instituiu-se a Capitania-mor do Bié, tendo Silva Porto como capitão-mor, com sede em Belmonte.

A povoação era defendida pelo Forte de Silva Porto.

Mais tarde, em 1890, com a derrota do rei Ndunduma I do Reino do Bié, iniciou-se a ocupação efetiva da província, que se constituiria em uma vasta região agrícola.

Atualmente o forte encontra-se em ruínas.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.