Fortaleza de São Fernando do Namibe

O Forte de São Fernando do Namibe, também conhecido como Fortaleza do Namibe, localiza-se no alto do morro da Ponta Negra, dominando a zona portuária da cidade de Moçâmedes, na província do Namibe, em Angola.[1]

Forte de São Fernando do Namibe

História

Remonta à primeira metade do século XIX, no contexto da colonização Portuguesa da baía do Namibe, com a função de defesa do presídio (estabelecimento militar de colonização) ali fundado.

Após os estudos da costa e dos sertões da região, iniciados em 1839, o então Governador-geral da Província de Angola, Manuel Eleutério Malheiro, determinou em Fevereiro de 1840 que se erguesse um forte na baía de Moçâmedes, época em que se iniciava a sua ocupação militar. Essa fortificação foi concluída em 1844, recebendo oficialmente a designação de Forte de São Fernando pelo Ofício nº 249, de 12 de Junho de 1849, do Governador-geral ao Ministério do Ultramar em Lisboa. Era feita, dessa forma, uma homenagem a Fernando II de Portugal, esposo da rainha D. Maria II (1826-1828; 1834-1853). Foi seu primeiro comandante o Tenente de Artilharia João Francisco Garcia (1840-1845).

Os primeiros colonos civis de Moçâmedes foram dois grupos de Portugueses que se retiraram da Província de Pernambuco, no Brasil, quando da Revolta Praieira (1848-1850), em 1849.

No século XX, as suas dependências foram ocupadas pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública, até à independência do país.

Com a independência, em 11 de Novembro de 1975, o antigo Distrito de Moçâmedes passou a constituir a Província do Namibe.

O forte encontra-se actualmente ocupado pelo comando da Base Naval do Namibe, da Marinha de Angola.

Ver também

Ligações externas

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.