Forte Egito

O Forte de São Sebastião do Egito, também referido como Forte Egito, localiza-se no alto de um morro na localidade de Egito-Praia, no litoral do município de Lobito, na província de Benguela, em Angola.

Forte de São Sebastião
Apresentação
Tipo
forte (en)
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

História

A toponímia "Egito" conferida a esta praia a sul do rio Cuvo, prende-se à semelhança dos palmares - "deslizando até ao mar" -, que os seus povoadores portugueses associaram aquele país.

O forte remonta ao século XIX, no contexto da repressão ao tráfico de escravos, quando navios negreiros, buscando evadir-se ao patrulhamento do Atlântico, pelas embarcações da Royal Navy, buscavam a proteção dos recortes deste litoral.

Em nossos dias, as autoridades angolanas solicitaram o seu reconhecimento como património mundial pela UNESCO, devido à sua ligação com a história do tráfico negreiro, que tornou despovoadas extensas áreas do continente africano.[1]

Ver também

Referências

  1. "Faraós abandonam Benguela sem ir ao Egipto Praia" in Jornal de Angola, 30 jan 2010. Consultado em 22 abr 2012.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.