Africada lateral retroflexa sonora

A africada lateral retroflexa sonora é um som consonantal raro, usado em algumas línguas faladas. O símbolo no Alfabeto Fonético Internacional é ⟨ɖ͜ɭ˔⟩ e no extIPA ⟨ɖ𝼅⟩.

ɖɭ˔
ɖ𝼅

Características

  • Seu modo de articulação é africada, o que significa que é produzida primeiro interrompendo totalmente o fluxo de ar, depois permitindo o fluxo de ar através de um canal restrito no local de articulação, causando turbulência.
  • Seu local de articulação é retroflexo, o que significa prototipicamente que ele está articulado subapical (com a ponta da língua enrolada para cima), mas de forma mais geral, significa que é pós-alveolar sem ser palatalizado. Ou seja, além da articulação subapical prototípica, o contato da língua pode ser apical (pontiagudo) ou laminal (plano).
  • Sua fonação é sonora, o que significa que as cordas vocais vibram durante a articulação.
  • É uma consoante oral, o que significa que o ar só pode escapar pela boca.
  • É uma consoante lateral, o que significa que é produzida direcionando o fluxo de ar para os lados da língua, em vez de para o meio.
  • O mecanismo do fluxo de ar é pulmonar, o que significa que é articulado empurrando o ar apenas com os pulmões e o diafragma, como na maioria dos sons.

Ocorrências

Língua Palavra AFI Significado Notas
Kamkata-viri[1] Dialeto kamviri uḍl′oa- [uˈɖɭ˔oː] Se afastar Apical pós-alveolar.[1]

Referências

  1. Strand, Richard F. (2010). «Nurestâni Languages». Encyclopaedia Iranica, Online Edition. Consultado em 20 de junho de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.